Notícias

Programa Anjo da Guarda alerta sobre animais peçonhentos

Programa Anjo da Guarda alerta sobre animais peçonhentos

Durante uma obra, os materiais de construção estocados podem ser o abrigo de alguns animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas, cobras, vespas, abelhas, entre outros. Para alertar seus profissionais sobre os perigos e cuidados que envolvem o possível contato com essas espécies, a J. Fonseca Construtora aborda o assunto na nova etapa do Programa de Segurança Anjo da Guarda.

“Um dos nossos colaboradores se deparou com um escorpião dentro de um bloco de concreto. Como se trata de um risco de acidente grave, decidimos chamar a atenção para o assunto e orientar sobre como agir nessas situações”, explica Marcelo Rossi, Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Por meio de cartazes e diálogos, a campanha reforça os cuidados necessários durante o trabalho. “É fundamental usar sempre luvas e calçados apropriados na obra e, antes de vesti-los, verificar se não entrou nenhum animal dentro deles. Além disso, ao pegar algum material que esteja estocado, também é necessário verificar com atenção se não há nenhum bicho”, alerta.

Caso o profissional seja picado, Marcelo orienta sobre o que deve ser feito: “Em primeiro lugar, procurar imediatamente o Departamento de Segurança do Trabalho, que fará os primeiros socorros, como a lavagem com água e sabão do local ferido e buscará o serviço médico mais próximo. Se possível, irá recolher o animal para identificação”.

No segundo semestre de 2014, o programa Anjo da Guarda falou sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).



Gostou dessa notícia? Curta, compartilhe!

Voltar