Notícias

Catar divulga projeto do estádio para a Copa do Mundo 2022

Catar divulga projeto do estádio para a Copa do Mundo 2022

A arena que receberá os jogos da Copa do Mundo em 2022 no Catar teve seu projeto revelado. Inspirado nas dunas de areia do país, com capacidade para 40 mil pessoas, o estádio Al Rayyan será construído no lugar do Ahmed Bin Ali Stadium. As obras serão realizadas pela construtora Aecom, com design das empresas inglesas Ramboll e Pattern.

A fachada receberá 7 formas abstratas, encontradas na arquitetura do país, que representam: a importância da família, lealdade, perseverança, união, a beleza do deserto, da flora e fauna, e a economia do Catar. O deserto será representado também nos pisos de determinadas áreas do estádio.

Os ambientes do Al Rayyan serão climatizados, para que os atletas possam treinar durante o dia ou à noite – já que no Catar as temperaturas podem ultrapassar 40 °C. Ao redor do estádio, haverá ainda lugares para uma mesquita, centro aquático, pista de corrida, campo de críquete, de hóquei e quadra de tênis. As calçadas do local levam a uma pista de skate, ciclismo, outra de corrida e uma área com equipamentos de ginástica ao ar livre.

Essa será uma construção sustentável, pois sua energia renovável permitirá menos emissão de gás carbônico. Outras formas de redução de poluentes serão possíveis por meio do design da obra – que distribuirá bem o peso da construção sobre o solo –, pela seleção de materiais ecologicamente corretos e mensurações de eficiência de água e energia. Os materiais, por exemplo, serão aproveitados da demolição do estádio Ahmed Bin Ali, após reciclagem.

Finalmente, uma conexão de metrô irá garantir que os visitantes e as comunidades locais acessem facilmente a arena a partir de 2022. Após a Copa do Mundo, o Al Rayyan reduzirá a capacidade de assentos para 21 mil lugares e será a casa do time Al Rayyan Sports Club.

Fonte e fotos: Supreme Committee for Delivery & Legacy



Gostou dessa notícia? Curta, compartilhe!

Voltar