Notícias

Pavimentos Permeáveis

Pavimentos Permeáveis

Pavimentos permeáveis


NBR 16.416 entrou em vigor em setembro, determinando requisitos para o sistema

Por Gisele Cichinelli - site piniweb

Os pisos permeáveis de concreto passaram a contar com uma norma técnica que deve impulsionar a adoção desse sistema no País. A NBR 16.416 - Pavimentos Permeáveis de Concreto - Requisitos e Procedimentos entrou em vigor em setembro, determinando os requisitos mínimos de projeto, especificação, execução e manutenção dos pisos permeáveis.

'Agora há respaldo técnico para que as prefeituras usem o produto e estejam mais atentas à necessidade de criação de áreas efetivamente permeáveis e de sistemas de armazenamento de água nas edificações', acredita o gerente de Inovação e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e coordenador da NBR 16.416 na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Cláudio Oliveira da Silva.

Indicados para áreas externas descobertas das edificações, como vias para pedestres, passeios, estacionamentos e vias de tráfego leve de veículos, os pisos permeáveis diminuem o escoamento superficial dos pavimentos e permitem a percolação de água, sem que sejam causados danos à sua estrutura. Podem ser compostos de diversos tipos de revestimentos, tais como peças de concreto com juntas alargadas, com áreas vazadas ou peças de concreto permeável, placas de concreto permeável, pavimento de concreto permeável ou pavimento revestido com concreto permeável moldado no local.



Gostou dessa notícia? Curta, compartilhe!

Voltar